Cinco Diferentes Atitudes


O texto a seguir eu li na coluna do Paulo Coelho no G1, porém ele adaptou de uma história de Portia Nelson.
1 - Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu estou distraído, pensando em mim, e caio lá dentro. Me sinto perdido, infeliz, incapaz de pedir ajuda. Não foi minha culpa, mas de quem cavou aquele buraco ali. Eu me revolto, fico desesperado, sou uma vítima da irresponsabilidade dos outros, e passo muito tempo lá dentro.
2 - Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu finjo que não vejo, aquilo não é meu problema. Eu caio de novo lá dentro. Não posso acreditar que isto aconteceu mais uma vez, devia ter aprendido a lição, e mandado alguém fechar o buraco. Demoro muito tempo para sair dali.
3 - Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu o vejo. Eu sei que ele está ali, porque já caí duas vezes. Entretanto, sou uma pessoa acostumada a fazer sempre o mesmo trajeto. Por causa disso, caio uma terceira vez; é o hábito.
4 - Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu dou a volta em torno dele. Logo depois de passar, escuto alguém gritando - deve ter caído naquele buraco. A rua fica interditada, e eu não posso seguir adiante.
5 - Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu coloco tábuas em cima. Posso seguir meu caminho, e ninguém mais tornará a cair ali.
É a vida.

2 comentários:

Paula Siqueira disse...

nem sei o que falar...
A última frase diz tudo "É a vida."
Será que a gente é tão incapaz de realizar certas coisas na vida (pequenos detalhes que na maioria das vezes fazem toda a diferença...)?
Tão insensível que só pensamos em nós mesmo....ou tão medílcre que só enxergamos os erros alheios?
**Cegos ou na verdade não queremos ver o que está bem diante dos olhos?**
Sei lá...as vezes penso que o ser humano é muito idiota mesmo (digo no aspécto geral da vida), mas em outros momentos penso que por trás da armadura que vestimos ou tentamos ter ou ser, na real só existe um fraco, medroso e indefeso menino, que não sabe de verdade o que quer.. ou o que sente.. e menos ainda, o que fazer!!!

Mariah disse...

oi...boa sorte na casa nova!

Postar um comentário

Fique a vontade, apenas não seja um troll na hora de comentar.